sexta-feira, 16 de novembro de 2007

.um malandro desterritorializado.


Eu contrabandeava sambas do morro. Eu era amigo de uns sambistas das antigas lá do morro. Malandros de cartola na cabeça, bigodinho safado, camisa listrada com as cores da mangueira e aquele riso fácil e esbranquiçado que contrastava com a pele morena. Sempre um verso na palma das mãos eles tinham, ou nos bolsos ou no maço de cigarro – bem enroladinho que é para não soar estranho diante dos roques tantos com os quais eles tinham de lidar.

Eu conhecia um malandro em especial, o Severino-boca-podre. Ah, esse era o legítimo malandro. Claro, não convém aqui desmistificar a imagem de santo da favela, de milagreiro do morro que ele tinha. Mulato de beiços fartos, cantava-conversava aos perdigotos, e sempre exalando um fétido hálito. Os olhos crispavam quando percebia que parávamos de respirar para ouvi-lo recitar este ou aquele samba. E era cada melodia! Era cada harmonia! Como muitos, Severino não sabia o que era um sol no violão ou lá no cavaquinho, mas solfejava – aspasSofrer já? É comigo mesmoaspas, dizia ele todo malandro – como o comovido diabo do poeta ao luar.

Severino-boca-podre foi quem me sujou a imagem lá no morro. Eu escondia bem os sambas, sabia que os irmãos não gostavam daquele tipo de atividade, que odiavam ter de dar explicações públicas sobre a origem dos sambas ou ter de reivindicar direitos autorais. Eu fazia cara de sonso e apoiava cada descida ao asfalto dos líderes das escolas. Vestia eu minha camisa listrada, o uniforme do malandro-do-morro, e entoava junto a eles os versos roubados. Mas ninguém, no fundo, sabia dos meus atos ilícito-musicais.

A cousa começou a desandar de uns tempos para cá. Para ser mais exato, foi num domingo ensolarado – um daqueles dias em que é inevitável ter algumas manchas de suor em sua camisa de linho –, num churrasco na casa do Severino-boca-podre em comemoração a mais um samba feito – mais um! Tudo era motivo de festa, de samba e de cerveja gelada em meio a lingüiças, carnes e farofa. Aquele mundaréu de mulatas rebolando sob um sol doído, um bando de malandro batucando e cantando em coro os sambas mais pedidos pela comunidade. Era um quadro que nem Miró nem Picasso aceitariam o desafio de retratar. Só mesmo Goya ou Caravaggio poderiam retratar aquela crueza, todo aquele instinto animal que exalava feromônio e lascívia. Música concupiscente feita para corpos lambuzados de pecado e malícia. E eu ali com minha malemolência preguiçosa. aspasNão, não, depois eu danço. Estou bebericando aqui, me preparando. Já já eu rodo o pandeiro para tiaspas, ameaçava eu quando alguma mulata sensual me perguntava o porquê de eu estar sentado se não estava tocando.

Lá pelas tantas horas de samba e cerveja e sol na moleira, tive de ir ao banheiro. Apenas acenei com a mão a Severino-boca-podre, e ele fez que sim, soltando um sonoro e cheio de baba e farofa aspasPode ir lá. A Bertoleza te fala onde éaspas. Bertoleza. Coincidência dos diabos, poeta! Se bem que não podia ser diferente, uma vez que estávamos mesmo num cortiço, numa lage-mansão dos sambistas mais malandros do morro. Éramos a elite da periferia. Um paradoxo músico-sociológico que estudioso algum teorizou.

Eu não conhecia Bertoleza. Só de nome e de um mistério que todos desconversavam. Alguns apontavam o dedo na nossa cara quando o nome dela entrava na roda de conversa. Mas no fundo eu não me importava com essas mesquinharias, com essas fofocas de fundo de quintal.

Entrei na modesta casa de Severino e não vi Bertoleza. Saí a procurar pelo banheiro assim mesmo, pois a situação não me permitia gentilezas e boas maneiras – ainda mais na casa de um malandro como Severino-boca-podre. Suspeitei que atrás de uma porta bege e manchada estaria o meu desiderato. Abri a porta num movimento rápido e logo vi uma mulata de cabelo sarará e de corpo de modelo. Esbelta, com olhos cheios de um imensidão, de um horizonte que eu, de fato, desconhecia. E na mão um pênis de 20 centímetros. Arregalei os olhos assustado e ela-ele piscou com malícia para mim. Benzi-me e saí apressado do churrasco. Severino ainda me seguiu questionando o porquê de eu sair assim tão de repente. aspasNão me aperreia, Boca-podre. Estou cansado e preciso resolver uns negóciosaspas, disse eu, perturbado e ébrio daquela bizarrice.

Passaram uns dias, e então me senti preparado para encarar Severino e todo o pessoal – que, suspeito, já sabia ou, pelo menos, suspeitava do segredo de Bertoleza. Quando cheguei ao morro, na tradicional roda de samba da segunda-feira, todos me olhavam de soslaio. Todos faziam uma cara-boca de nojo para mim – como se falassem em francês comigo. Um clima incômodo, desagradável. Então chegou o Moreno Brilhantina – um sambista das antigas e muito respeitado por ter feito dous sambas que quase foram para a Sapucaí – e me disse o que havia ocorrido: Severino-boca-podre espalhara que eu estava de caso com sua mulher e que eu roubava versos nos ensaios para depois juntá-los e, estando algumas estrofes prontas, vendê-los a filhos de jogadores de futebol consagrados.

Cabisbaixo, retirei-me da roda deixando adrede minhas harmonias nos olhos dos malandros. Balbuciei dois ou três versos em espanhol, bati em meu pandeiro e me deixei levar embora. Desci para o asfalto para ser mais um malandro desterritorializado, sem raízes. Hoje eu faço jingles para comerciais de cerveja e me iludo animando festas de aniversário. E, por causa do trauma, só transo com travestis.

Um comentário:

CresceNet disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.